sábado, 8 de agosto de 2009

LXXV - Meu deus quanto tempo eu estive sem saber! Isso não poderia ter acontecido # 4 - Harry Potter e o espírito do anticristo.

.



§ 75







Foi graças ao Harry Potter que eu conheci o site Espada do espírito. Nunca li os livros de J.K. Rolling, mas assisti aos filmes (os dois primeiros são uma merda, mas as coisas começam a melhorar do terceiro em diante). No fim do terceiro filme o protagonista diz: "Luminus maximus, juro solenemente nunca fazer nada de bom." Isso e a cena de possessão demoníaca retratada no filme (segundo o pastor Bay, o livro apresenta uma descrição real de uma possessão demoníaca real) me fizeram pesquisar o assunto dos boatos de que esses livros estariam condicionando as crianças a abraçarem o satanismo. Foi quando descobri os texto da Cutting Edge dedicados aos livros de Harry Potter, e, na boléia, descobri as outras formulações paranóicas do pastor David Bay e companhia. Em um dos texto, Bay acusa o segundo livro de Potter de retratar "o sacrifício, o corte e o cozimento de seres humanos". Mas o que mais me chamou a atenção foi a acusação de que J. K. Rolling teria feito menção ao número da besta (666 - conforme Apocalipse 13:18) em um trecho do primeiro livro da série. Fiquei surpreso, pois isso seria bastante explícito e, para mim, aparentemente perigoso e comprometedor de se fazer no primeiro livro (ou seja, quando ainda não se arrigimentou uma legião de fãns). Ou será o oposto: a menção aperece no primeiro livro justamente para que ela mostrasse aos "entendidos" qual é o seu propósito oculto, e portanto obtivesse todo o apoio dos "donos do poder" para seduzir as massas? Eis o que o pastor David Bay diz sobre o número da besta em Harry Potter e a pedra filosofal:


Vencendo a Morte. Na falta de uma firme esperança de vida eterna por meio de Jesus Cristo, o satanista vira-se para o Senhor Satanás em busca dessa esperança. Nos dezesseis anos que passei pesquisando o ocultismo, vi inúmeros pretensos caminhos para a vida eterna. Um dos mais comuns é o caminho chamado "Obtenção da Pedra Filosofal", também chamada de "Pedra do Feiticeiro". O primeiro livro da série Harry Potter tem exatamente esse título, pela simples razão que Lord Voldermort está tentando obter a Pedra Filosofal para que possa viver para sempre.

A Pedra Filosofal é o quinto e final estágio na busca ocultista para obter a vida eterna. Em seu livro, Rowling explica corretamente:

"O antigo estudo da alquimia preocupava-se com a produção da Pedra Filosofal, uma substância lendária com poderes fantásticos. A pedra pode transformar qualquer metal em ouro puro. Produz também o Elixir da Vida, que torna quem o bebe imortal. Falou-se muito da Pedra Filosofal durante séculos, mas a única Pedra que existe presentemente pertence ao sr. Nicolau Flamel, o famoso alquimista e amante da ópera. O sr. Flamel, que comemorou o sexcentésimo sexagésimo quinto aniversário no ano passado, leva uma vida tranqüila em Devon, com sua mulher, Perelle (seiscentos e cinqüênta e oito anos)" [HP e a Pedra Filosofal, pg 190; ênfase acrescentada] Você observou que Flamel tem 666 anos?


Eu me dei, mais uma vez, ao trabalho de confirmar essa citação, e realmente isso é verdade (oh!).

Em 2005 a revista Superinteressante (a revista que eternamente está comemorando seu próprio aniversário) publicou o Livro das conspirações 2005. Até onde eu sei não houve livros subsequentes a esse. Também, não é de se surpreender: o conteúdo do livro está muito aquém daquilo que pode ser obtido sem muita dificuldade na internet. O livro menciona alguma teoria de caráter totalizante (uma sistematização de conhecimento, em oposição a um conhecimento fragmentado)? Não. O livro cita alguma coisa sobre a "misteriosa" criação dos bancos centrais? Não. Ou sobre a moeda fiduciária? Não. O livro cita em uma das suas 21 reportagens alguma coisa sobre as suspeitas de que os atentados de 11 de setembro foram forjados pelos mesmo poderosos que dominam o governo dos EUA? Não. Já o pastor David Bay, apesar dos seus textos mirabolantes, e mesmo surpreendente(mente engraçada)s, é mencionado apenas por ocasião justamente do caso Harry Potter.

A reportagem do Livro das conspirações 2005 sobre Harry Potter, porém, fica bem aquém do que Bay afirma em seus textos. Por exemplo, nada é dito sobre essa impressionante aparição do número da besta já no primeiro livro da saga. Mais surpreendente ainda: no fim do livro, na seção "saiba mais - tudo para você ficar por dentro e ler mais sobre o assunto" o livro menciona apenas o site da Cutting Edge em inglês (como se o Espada do Espírito - que contém a tradução para o protuguês da mais de 700 textos da igreja estadunidense - simplesmente não existisse), e apenas como referência para o caso Potter (como se as elucubrações de Bay sobre esse assunto não estivessem relacionadas com uma extravagante e exaustiva teorização sobre o advento da Nova Ordem Mundial. A mesma seção nada diz sobre o livro O poder SECRETO!, livro em portugês e com 840 páginas publicado no mesmo anos por Armindo Abreu; igualmente, o livro da Superinteressante nada diz sobre o conteúdo do livro de Abreu, que apenas é um resumo de teorias conspiratórias mais sérias que as apresentadas pela revista da editora Abril e que, em si, não traz absolutamente nada de novo para alguém que estuda atentamente teorias da conspiração (o que certamente a Superinteressante nunca fez e nunca fará).




***

Tempore, quo cognitio simul advenit, amor e medio supersurrexit.

2 comentários:

Tom disse...

Cara. Eu também curto (não quer dizer que eu leve à sério) esse tipo de temática; talvez tanto quanto curto ficção científica e cyberpunk. Mas quando eu entrei no site (espada do espírito) pra ler sobre harry potter-nova era, até broxei! Em certo ponto do texto eles falam de "iluminismo" e "iluminatti" como se fossem a mesma coisa. Se não me engano isso é um erro histórico dos piores...

Duan Conrado Castro disse...

Thomas,

Eu não pretendo defender esses cristãos fundamentalistas, que, aliás, eu também não levou a sério (embora leve um pouco sim), mas:

1. Convenhamos que eles são bem mais inteligentes que os cristãos fundamentalistas que nós dois conhecemos (aliás, falarei deles em breve, nos capítulos dedicados à "breve crítica ao cristianismo e ao (neo)pentecostalismo").

2. O fato é que, do ponto de vista desses cristãos fundamentalistas, o iluminismo REALMENTE é equiparável aos illuminatti. Sim isso mesmo! O iluminismo seria um movimento intelectual "oficial" e "visível" dos illuminati, algo parecido com o que a Maçonaria seria: uma aparência que esconde segredos tenebrosos.

3. O fato de eles supostamente não saberem a diferença entre illuminati e iluminismo não muda a maioria dos "fatos" por eles apresentados, como o número da besta, a possessão demoníaca, o cozimento de seres humanos, etc.

Atualmente eu já estou meio de saco cheio de teorias da conspiração, e elas serão vilipendiadas em um futuro capítulo desse blog (que só deve sair ano que vem).