sexta-feira, 26 de junho de 2009

LXIX - Acerca de máximas #2 - máximas agnósticas #1.

.
.
.

§ 69




Give me an answer
Give me a line
I've been climbing up this ladder
I've been wasting my time

(Radiohead – Up on the Ladder)



1. Tudo é incerto, e até mesmo a certeza da incerteza é incerta. Ou não.

2. Quando queremos acreditar em algo, aceitamos qualquer argumento.

3. A discussão é inútil. [Em algum conto de Machado de Assis (não lembro qual) é afirmado que "a discussão é uma herança bestial do homem.]

4. Afirmações extraordinárias exigem provas extraordinárias.

5. Não existe uma verdadeira comunicação entre as pessoas.

6. Produzir um sistema que explica tudo de forma definitiva e irrefutável: isso é uma utopia.

7. “O que não se pode falar, deve-se calar.” [Wittgenstein, conclusão do Tractus Logicus Filosopicus]

8. A máquina do mundo é um complexo sistema de sistemas, indecifrável ao frágil espírito humano. Os pensadores são demasiado humanos.

9.“Cada campo do conhecimento é mais que suficiente para esgotar toda a capacidade de um gênio, todo o esforço de uma vida.” [Einstein, Como vejo o mundo]

10. Ao se fazer um análise profunda, descobre-se que, devido à incrível complexidade da realidade e devido à incrível limitação do ser humano, no fim quase tudo realmente é uma questão de opinião.

11. As cosmovisões (quer religiosas, quer filosóficas, quer científicas) surgem como capazes de explicar toda a máquina do mundo, ou, pelo menos, aquilo que realmente importa. Mas, depois, mostram-se aqui equivocadas, ali incompletas; ou seja, mostram-se incapazes de explicar tudo definitivamente.

12. “Apenas os charlatões afirmam as coisas com certeza. Nada sabemos sobre princípios. É verdadeira extravagância definir Deus, os anjos, e os espíritos e afirmar com precisão por que Deus criou o mundo. O estado de dúvida não é muito confortável, mas o de certeza é ridículo.” [Voltarie]

13. “Não utilizamos a lógica como ponto de partida para se chegar a alguma verdade. Utilizamos, isso sim, a lógica para criar argumentos favoráveis ao que cremos ser a verdade e que temos vontade de provar. Nós elaboramos teologias e filosofias para atender às nossas crenças. Ninguém ainda convenceu alguém com a lógica, pois as pessoas não querem ser convencidas.” [Schopenhauer]

14. “Os homens não amam espontaneamente o trabalho e os argumentos não têm valia alguma contra suas paixões.” [Freud, no início de O futuro de uma ilusão (a ilusão do título é a religião) ]

15. As opiniões e interesses pessoais que fundamentam as crenças e os sistemas de idéias, aparecem nesses sistemas como suas conseqüências lógicas, quando na verdade elas são os seus pontos de partida.

16. Não é exagero afirmar que, de certa forma, toda palavra é uma mentira. [Ouspenski - Um novo modelo do universo]

17. Como a lógica não avalia a veracidade das premissas, mas sim as relações formais entre elas, sistemas igualmente lógicos chegam a conclusões opostas, pois partem de premissas (cuja prova ou refutação é geralmente impossível) opostas.

18. “Nada posso afirmar, isto é, declarar como juízo necessariamente válido para qualquer pessoa, senão aquilo que tem como efeito uma convicção. Posso guardar uma persuasão para mim no caso de me sentir bem assim, mas não posso nem devo pretender torna-la válida fora de mim.” [Kant, Crítica da razão pura, seção terceira do cânone da razão pura]

19. A “verdade absoluta” é impossível de se descobrir; nós sempre acabamos nos perdendo em jogos de palavras e nos labirintos de nossas mente. Sempre acabamos caindo em anfibologias dos conceitos, devido à limitações da mente, da razão e da linguagem em compreender o todo do universo (se é que existe um universo(1)).


____________________________

1 E, pensando bem - ou melhor, não pensando - nem mesmo estou convencido de que exista um "Universo". (Geralmente não percebemos quantas hipóteses, importantes e mudas, fazemos ao usar este termo.) [Robert Powell, no capítulo 11 do livro A mente livre - o caminho interior para a libertação]




***

Tempore, quo cognitio simul advenit, amor e medio supersurrexit.

3 comentários:

Silas disse...

Vou comentar as máximas uma a uma: estou relaxando um pouco.

1) uma contradição que não implica em nada. um raciocínio que se encerra em si mesmo.

2) Discordo. Há pessoas que buscam argumentos mais sofisticados. Quando queremos acreditar em algo buscamos argumentos para os quais não conseguimos encontrar refutação, e não qualquer argumento.

3) A discussão só é inútil para quem é preso aos próprios sentimentos. Um homem livre muda sempre, e para essa mudança é essencial que ele confronte seus pensamentos e sentimentos com os dos outros.

4)ok

5)não existe PLENA comunicação entre as pessoas, porque cada da um valor às palavras. Mas isso não implica em dizer que toda a comunicação é falsa, pois senão não haveria vida social.

6)é ilusão.

7)Se "pode" é relativo à moral, discordo. Se é relativo a possibilidade, concordo

8) O processo de emancipação é lento. Atualmente é indecifrável, mas isso não quer dizer que sempre será assim.

9) Isso é porque o homem de hoje vive muito pouco. acredito na idéia de que, com o avanço da tecnologia, o homem possa alcançar um novo e superior patamar de conhecimento. Poderá ser mais holístico.

10) quem forma uma opinião, com o conhecimento que somos capazes de adquirir, forma um erro. É errando que se aprende.

11)ok

12)ok

13) Sim, mas a mutabilidade contínua elimina as crenças e liberta a lógica. De qualquer maneira, tudo muda. Se tudo muda, não existe a verdade.

14) ok

15) ok

16) Toda palavra é um erro, não ma mentira. Nem todos erram no intuito de enganar. O erro pode não ser proposital.

17) Toda a fundamentação para verdades absolutas precisa ser metafísica. não há nada concreto.

18) Quando se trata de questões pessoais(subjetivas) isso é válido. Mas na programação de um robô industrial(algo objetivo) não é.

19) A verdade absoluta paralisa o universo. tudo muda, assim como os homens. Não existem padrões eternos.

1 pois é. e se for multiverso?

Tom disse...

Em algumas destas máximas -à bem da verdade a maioria delas- o Duan parece enveredando pelo niilismo.
Tipo a frase do Machado de Assis, ela é puramente opinativa, não se explica por si mesma; me parece que ela só reflete o estado de espírito do Duan quando escreveu o texto.

Duan Conrado Castro disse...

Tom,

É que as máximas, em geral, têm essa particularidade de condensar uma série de raciocínios que não são imediatamente inteligíveis. O correto seria, da minha parte, escrever um texto explicativo para cada máxima. Mas confesso a minha preguiça em fazê-lo. No mais, mesmo que o fizesse, ainda você poderia dizer (com razão) que o que eu escrevi é apenas a minha opinião pessoal: uma das questões fundamentais do pensamento epistemológico é justamente elaborar referenciais para distinguir a mera opinião do indivíduo daquilo que seria uma "realidade objetiva" (seja lá o que isso for).


Silas,




1 Essa é uma discussão complexa. Wittgenstein já batia boca com Alan Turin sobre esse assunto: enquanto o primeiro dizia que um sistema (como a matemática ou a linguagem) é válido mesmo se tiver em si uma contradição insolúvel, Turin já era da opinião contrária. Quanto a mim, apenas quero salientar o caráter relativo do conhecimento: um raciocínio pode até se fechar em si mesmo, mas ele é válido ou inválido de acordo com um referencial dado.

2 Se vc quer acreditar nisso, não há argumento meu que vai mudar sua opinião. Como eu quero acreditar nisso, não há argumento seu que possa mudar a minha opinião.

3 Essa eu já sabia que você discordaria. Mas não vou discutir esse assunto... Não acredito em liberdade...Também não vou discutir isso.

5 O que para vc é PLENA é para mim VERDADEIRA. Mera questão de conceituação.

7 Sem comentários (não vou discutir moral com vc).

8 Concordo com vc.

9 Concordo com vc também.

10 Nada a dizer.

13 Sua argumentação me parece insuficiente.

16 Que seja.

Nada a dizer quanto ao resto.