sábado, 14 de março de 2009

### 18 – Laisser faire, laisser passer – 8.


.
.
.
#
#
#
18





(...) Esse processo de produção durante 24 horas ininterruptas existe hoje como sistema em muitos ramos industriais "livres" da Grã-Bretanha, entre os quais figuram os altos fornos, as forjas, laminações e outras indústrias metalúrgicas de Inglaterra, de Gales e da Escócia. Nesses setores o processo de trabalho ordinariamente compreende, além das 24 horas dos seis dias úteis da semana, as 24 horas do domingo. Os trabalhadores são homens e mulheres, adultos, adolescentes e crianças de ambos os sexos. A idade dos jovens percorre toda a escala, dos 8 anos (em alguns casos 6) até os 18 (Chidren’s Employment Comission, Third Report, Londres, 1864, págs. IV, V e VI). Em alguns ramos, as meninas e as mulheres trabalham à noite junto com o pessoal masculino.


Pondo de lado os efeitos geralmente prejudiciais do trabalho noturno, o processo de produção ininterrupto de 24 horas proporciona a oportunidade altamente desejada de ultrapassar os limites da jornada nominal de trabalho. Assim, por exemplo, nos ramos industriais atrás mencionados, extremamente fatigantes, a jornada nominal de trabalho está fixada em 12 horas, diurnas ou noturnas. Mas, em muitos casos, o trabalho extraordinário além desse limite, para usar expressão do relatório oficial inglês, é "algo que realmente horroriza" (L. c., 57, p. XII)
"Ninguém", diz o relatório, "pode pensar na quantidade de trabalho que, segundo o depoimento de testemunhas, é realizado por crianças de 9 a 12 anos, sem concluir irresistivelmente que não se pode mais permitir que continue esse abuso de poder dos pais e dos patrões" (L. c. 4th Rep, 1865, 58, p.XII). "O método de fazer a criança trabalhar alternativamente de dia e de noite leva ao iníquo prolongamento do dia de trabalho, tanto nos períodos de maior volume de negócios quanto nos períodos de movimento normal. Esse prolongamento em muitos casos é mais do que cruel, é inacreditável. Entre os meninos ocorre freqüentemente, por este ou aquele motivo, que um ou mais deixem de vir trabalhar. Um ou mais garotos presentes que já concluíram seu horário de trabalho têm que preencher o claro. Este sistema é tão conhecido que o gerente de uma laminação, quando lhe perguntei como seria substituído o menino que faltara, respondeu: Sei que você sabe tão bem quanto eu como será feita essa substituição. Numa laminação em que a jornada nominal de trabalho ia das 6 das manhã às 5 e meia da tarde, um garoto trabalhava quatro noites por semana até pelo menos 8 e meia da noite do dia seguinte.... e isso durante seis meses. Outro, quando tinha nove anos, trabalhava, freqüentes vezes, três turnos seguidos de 12 horas, e, quando tinha 10 anos, dois dias e duas noites consecutivos. Um terceiro, agora com 10 anos, trabalhava durante três dias, de 6 da manhã até à meia-noite, e os outros três, de 6 da manhã até 9 da noite. Um quarto, com 13 anos, trabalhava ,durante toda a semana, das 6 da tarde até às 12 horas do dia seguinte e às vezes em três períodos consecutivos, por exemplo, de segunda feira de manhã até terça à noite. Um quinto, com 12 anos, trabalhava numa fundição de ferro em Stavely, de 6 horas da manhã até meia-noite e, ao fim de 15 dias, não pôde mais continuar nesse regime. George Allinsworth, de nove anos de idade, declara: ‘Vim trabalhar aqui sexta-feira passada. No dia seguinte tive que começar às três horas da manhã. Por isso fiquei aqui a noite inteira. Moro a 5 milhas daqui. Dormi no corredor sobre um avental e me cobri com um casaco pequeno. Os outros dias estava aqui às 6 da manhã. Este lugar é muito quente. Trabalhava também num alto forno e durante um ano inteiro, antes de vir para cá. Era uma grande usina no campo. Começava também aos sábados às 3 horas da manhã, mas pelo menos podia ir dormir em casa, pois era perto. Nos outros dias começava às 6 da manhã e terminava às 6 ou 7 da noite.’" (L.c., p. XIII)


(Karl Marx, O Capital, Livro I, capítulo 8.4.)








***
Os agentes econômicos respondem a estímulos na sua ação racional (i.e., ação capaz de formular estratégias e que não erra sistematicamente) e voltada ao seu interesse próprio (i.e., que busca a maximização de sua satisfação por meio do atendimento ótimo das suas necessidades).

Nenhum comentário: