sábado, 27 de março de 2010

### 32 – Laisser faire, laisser passer – 11.

.
.
.

#
#
#

32





(...)

A indústria cerâmica de Staffodshire foi objeto de três inquéritos parlamentares durante os últimos vinte e dois anos. Os resultados deles figuram nos seguintes relatórios: o de Scriven de 1841, dirigido aos “Children’s Employment Commissioners”, o do Dr.Greenhow de 1860, publicado por determinação do diretor médico do Conselho Privado (“Public Health, 3rd Report”, I, 102 a 113), e finalmente o de Longe de 1863. Para o nosso estudo, basta extrair alguns depoimentos de crianças exploradas, encontrados nos relatórios de 1860 a 1863. Pelo que ocorre com as crianças se pode deduzir o que se passa com os adultos, numa indústria ao lado da qual a fiação de algodão e outras atividades semelhantes pareciam agradáveis e sadias.

Wilhelm Wood, um garoto de 9 anos, “tinha 7 anos e 10 meses de idade quando começou a trabalhar”. Lidava com formas (levava a mercadoria modelada à câmara de secagem para apanhar, depois, as formas vazias) desde o início. Chega, todo dia da semana, no trabalho, às 6 horas da manhã e acaba sua jornada por volta de 9 horas da noite. “Trabalho até 9 horas da noite, todo dia da semana. Assim, por exemplo, durante as últimas 7 a 8 semanas.” Quinze horas de trabalho por dia para um garoto de 9 anos! J. Murray, um menino de 12 anos, depõe:

“Lido com formas e faço girar a roda. Chego ao trabalho às 6 horas da manhã, às vezes às 4. Trabalhei toda a noite passada, indo até às 6 horas da manhã. Não durmo desde a noite passada. Havia 8 ou 9 garotos que trabalharam durante toda a noite passada. Todos menos um voltaram esta manhã. Recebo 3 xelins e 6 pence por semana. Nada recebo por trabalhar a mais a noite toda. Na semana passado trabalhei duas noites.”

(Karl Marx, O Capital, Livro I, capítulo 8.3.)





***

Os agentes econômicos respondem a estímulos na sua ação racional (i.e., ação capaz de formular estratégias e que não erra sistematicamente) e voltada ao seu interesse próprio (i.e., que busca a maximização de sua satisfação por meio do atendimento ótimo das suas necessidades).

Nenhum comentário: