sábado, 25 de outubro de 2008

XXXVII – Acerca de observações "funestas", ocorridas em um diálogo satânico, decorrentes do contato social com um pedinte em um ônibus.

.



§ 37








Sobre os pobres é proclamada a irrevogável sentença; exigindo-lhes todas as forças, travando-lhes todo o ideal; a penúria e a miséria pesam-lhes sobre os ombros. Schopenhauer.


Conrado: “O pedinte, um ex-delta atirado na casta dos épsilons por um trágico acidente, falava em nome de deus. Dizia coisas do tipo ‘que deus dê em dobro’ e ‘que deus abençõe a todos que ajudaram, e a todos os que não puderam ajudar também’.”

Mefistófeles: “E quem é ele para falar em nome de deus?? Faz isso com que direito? Como pode pretender ser capaz de abençoar alguém se não é capaz de abençoar a si mesmo?”

Duan: “Ele falou que precisa comprar leite para as crianças...É verdade! Sofreu um acidente e agora é inválido; não tinha seguro, nem da propriedade nem de si mesmo.”

Mefistófeles: “E quem mandou ele ter filhos? Ele foi obrigado? Onde está o tal livre-arbítrio?”

Duan: Caro, você sabe que tal coisa não existe entre os humanos. Não há livre-arbítrio; há, isso sim, servo-arbítrio. São todos escravos.

Mefistófeles: Justamente.

Conrado: “Uma das crianças, a recém-nascida, tem, segundo o relatado em tom emocional, uma doença grave. Precisa de medicamentos e de uma lata de leite que custa R$15,00 a unidade.”

Mefistófeles: “Ah! E você agora vem me dizer que ele não sabia que isso podia ocorrer? Que ele não conhecia a possibilidade não desprezível da criança nascer com uma das milhares de doenças existentes nesse mundo nojento?”
[Enquanto dizia isso, Mefistófeles materializou um grosso volume em suas mãos, na capa do livro estava escrito: CID - Código Internacional de Doenças]

Duan: “Mas...a assimetria é da natureza da informação.”

Conrado: "E como a informação é assimétrica, meu deus..."

Mefistófeles: “Ora, Duan, francamente né... Sabe quando você coloca um besouro de costas no chão e ele fica se revirando para tentar ficar em pé?”

Conrado: “Sim, ele ficará se remexendo sem descanso até a morte por inanição, nem que isso leve semanas, nem que isso leve meses, nem que isso levasse toda a eternidade.”

Mefistófeles: “Então, é a mesma coisa.”









***

Tempore, quo cognitio simul advenit, amor e medio supersurrexit.

Nenhum comentário: